Coordenador : Celia Cohen
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389762.2199.344220.23022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudo longitudinal a ser realizado em pacientes adultos com diagnóstico de câncer, independente de gênero e estadiamento da doença, acompanhados no Ambulatório de Nutrição Oncológica do Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado dentro da Unidade de alta Complexidade em oncologia (UNACON). Os pacientes serão encaminhados a partir de consultas médicas realizadas pela Unidade de alta Complexidade em oncologia (UNACON).
Local de atuação: HUAP (Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF) no ambulatório de nutrição oncológica e pela Unidade de alta Complexidade em oncologia (UNACON)
Objetivo
Objetivo Geral O Ambulatório de Nutrição Oncológica tem como objetivo realizar assistência nutricional ambulatorial (avaliação do estado nutricional, prescrição dietética e acompanhamento clínico) de pacientes com diagnóstico de câncer em tratamento oncológico curativo ou paliativo provenientes do Hospital Universitário, SUS ou de demanda espontânea, bem como desenvolver atividades educativas sobre alimentação saudável por meio de diferentes tipos de mídia. Objetivos Específicos: Oferecer tratamento nutricional às pessoas com diagnóstico de câncer, buscando melhorar tanto a condição clínica quanto o estado nutricional dos mesmos; Realizar avaliação nutricional e atendimento dietoterápico individualizado nos pacientes em tratamento na UNACON; Criar um cadastro com informações dos exames clínicos, laboratoriais e suplementares, assim como da terapêutica medicamentosa e da evolução geral dos pacientes atendidos; Implementar práticas educativas sobre alimentação saudável e manejo nutricional das principais complicações impostas pelo tratamento e pela doença; Auxiliar no desenvolvimento de Oficinas de Nutrição; Auxiliar no desenvolvimento de cartilhas sobre: Nutrição na Quimioterapia; Nutrição na Radioterapia; Nutrição em cuidados Paliativos; Nutrição em Pacientes Oncológicos Cirúrgicos; e no desenvolvimento de quaisquer outros materiais apontados pela comunidade e pela equipe como de importância Criar momentos de discussão de condutas com toda equipe e a comunidade.
Resumo
O câncer é um problema de Saúde Pública, dada sua prevalência no Brasil e no mundo, e tem sido uma prioridade do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Mundial de Saúde. O complexo quadro clínico-nutricional das pessoas com esta doença cursa com modificações da composição corporal e do estado nutricional devido às complicações fisiopatológicas desta condição aliado a efeitos causados pelo tratamento antineoplásico. O quadro clínico pode ainda ser agravado pelas precárias condições sócio - econômicas e culturais em que a maioria das pessoas com esta doença vive, as quais são características de uma situação de insegurança alimentar. Esta conjunção de fatores pode levar ao comprometimento do estado nutricional fazendo com que a pessoa com câncer necessite de um acompanhamento nutricional minucioso e de medidas de promoção da saúde que colaborem efetivamente para o aumento de sua expectativa e qualidade de vida, visando minimizar e/ou prevenir as complicações associadas à doença. As medidas de promoção da saúde devem estar inseridas na práxis diária do profissional de saúde, pois estas comprovadamente contribuem para a melhora do acompanhamento oferecido aos pacientes. Na promoção da saúde pode-se trabalhar tanto com os pacientes quanto com os próprios profissionais de saúde que precisam reciclar seus conhecimentos e suas abordagens (educação continuada). As atividades educativas sobre a importância da Nutrição para as pessoas com câncer são o foco desse projeto.